O Ministério da Saúde adverte que o consumo de álcool causa danos diretos a vários órgãos, especialmente ao fígado e ao sistema nervoso central, afetando significativamente as células do cérebro. Os riscos a longo prazo do consumo de álcool são graves e incluem problemas cardíacos, hepáticos, digestivos, câncer, sistema imunológico enfraquecido, distúrbios de humor, problemas de sono e descanso, além de problemas psicológicos. Mas, se pararmos de beber álcool, o que aconteceria com nosso corpo?

Nos últimos anos, a tendência de abster-se do consumo de álcool por um mês, intitulada "30 Dias a Seco", tem se espalhado globalmente. Normalmente praticada no mês de janeiro, mas, você poderá por em prática a qualquer mês do ano, essa iniciativa atrai milhões de pessoas ao redor do mundo que decidem parar de beber por (pelo menos) um mês.

O sucesso dessa campanha deve-se aos inúmeros benefícios que a interrupção do consumo de álcool traz ao corpo. Parar de beber por 30 dias melhora a qualidade do sono, pois embora o álcool possa inicialmente ajudar no adormecimento, ele tende a interromper o descanso nas fases posteriores, aumentando até mesmo a chance de ronco.

Além de melhorar o sono, o álcool tem efeitos depressivos a longo prazo, prejudicando o bom humor e o bem-estar geral. Assim, ao cessar o consumo, as pessoas tendem a sentir-se mais alegres e relaxadas. Além disso, a abstinência beneficia a memória, hidrata a pele e pode até aumentar o desejo sexual, a virilidade e a fertilidade.

Renunciar ao álcool também ajuda a evitar calorias em excesso, facilitando a perda de peso. Embora possa haver um aumento inicial na fome, essa fase passa rapidamente, tornando a perda de peso mais fácil. Com esses benefícios, "30 dias no Seco" não só promove um bem-estar físico e mental, mas também incentiva uma vida mais saudável e equilibrada.

Noticia10

 
 

GALERIA