Em um momento significativo para o turismo do Acre, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) participou do lançamento do Plano de Turismo Sustentável de Epitaciolândia. Este marco faz de Epitaciolândia a primeira cidade do estado a ser incluída no Mapa do Turismo Brasileiro com um plano abrangente, contendo informações detalhadas sobre a história e geografia do município, legislações orientadoras, serviços ofertados, atrativos naturais e culturais, além da cadeia produtiva local.

O plano, coordenado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e assessorado por consultores do Programa DEL Turismo, foi entregue pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e pela Prefeitura de Epitaciolândia. A cerimônia de entrega ocorreu nesta semana na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo. Jackson Viana, representante da Sete, destacou a importância do evento: “Este acontecimento nos deixa felizes por demonstrar que os municípios estão fazendo o seu papel na promoção e desenvolvimento do turismo no estado, especialmente de um turismo sustentável.”

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, enfatizou a importância do plano para o futuro do turismo local: “Este plano foi desenvolvido ao longo de três anos em parceria com o Del Turismo, contendo levantamento histórico e dados sobre o turismo em Epitaciolândia. Vai nortear nossos próximos passos e nos guiar para atrair cada vez mais turistas.” Lopes também destacou a colaboração contínua que será necessária para implementar as políticas públicas sugeridas no plano.

Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial do Acre, reforçou a visão de longo prazo do plano: “O plano vai nortear as políticas públicas, auxiliando no fomento ao desenvolvimento e fortalecimento do turismo, trazendo propostas que destacam os atrativos turísticos de Epitaciolândia.” Alinhado à sustentabilidade, Epitaciolândia agora serve como exemplo com suas propostas inovadoras. Jackson Viana concluiu, ressaltando o apoio contínuo da Sete: “Nos colocamos à disposição para apoiar os demais municípios a desenvolverem seus planos, atuando em conjunto com prefeituras e o Estado.”

noticiaamazônica

 
 

GALERIA