Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) concluíram um ciclo de capacitação em Altamira, no oeste do Pará, e em Tucuruí, na região sudeste, voltado ao aprimoramento de conhecimentos sobre o Programa Territórios Sustentáveis (TS). O treinamento, que encerrou na última quinta-feira (11), foi focado em capacitar técnicos das prefeituras e instituições locais em fluxos, procedimentos e plataformas de cadastro utilizados pela Semas para beneficiar agricultores da região.

Organizada pela Diretoria de Mudanças Climáticas da Semas, a capacitação contou com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), das secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, e do Instituto Federal do Pará (IFPA). “Durante a semana mostramos a aplicabilidade de ferramentas de sensoriamento remoto no levantamento de informações ambientais, além de fluxos e procedimentos de regularização ambiental”, explicou Cinthia Coelho, analista Ambiental da Semas, destacando a importância das ferramentas tecnológicas apresentadas.

Em Altamira, o treinamento incluiu técnicos da Emater e das secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo foi capacitar esses profissionais para otimizar o uso de ferramentas tecnológicas que facilitam os processos de cadastro e gestão dos imóveis rurais. Dessa forma, os agricultores participantes do Programa Territórios Sustentáveis podem ter prioridade nos processos de regularização fundiária, hídrica e ambiental, além de acesso à assistência técnica e capacitação para gestão de seus imóveis, promovendo assim um desenvolvimento mais sustentável na região.

A iniciativa reflete o compromisso do governo estadual em fortalecer as capacidades locais e promover a sustentabilidade no uso da terra e dos recursos naturais. Com a capacitação concluída, espera-se que os técnicos agora melhor preparados possam contribuir significativamente para a efetividade e expansão do Programa Territórios Sustentáveis, beneficiando diretamente os agricultores e promovendo práticas de gestão ambiental mais eficazes em todo o Pará.

Noticiaamazonica

 

 
 

GALERIA